Obama supera Hillary nas primárias do Mississippi

O senador Barack Obama ganhou ontem as primárias democratas no Mississippi, o Estado com o maior eleitorado negro dos Estados Unidos, ampliando sua vantagem sobre a senadora Hillary Clinton no total de delegados para a convenção partidária de agosto. Apurados 90% dos votos, Obama tinha 60% (garantindo pelo menos 17 dos 33 delegados em jogo) e Hillary, 38% (11 delegados).

As prévias foram abertas: mesmo quem não era eleitor democrata podia participar. Segundo pesquisa de boca-de-urna da TV CNN, 91% dos eleitores negros do Estado votaram em Obama, enquanto cerca de 70% dos brancos votaram em Hillary.

Foi a segunda vitória seguida de Obama (que triunfou sábado em Wyoming) desde sua derrota para Hillary no Texas e em Ohio. Agora as atenções se voltam para as primárias de 22 de abril na Pensilvânia, onde estarão em jogo 158 delegados. Segundo contagem da CNN, até as prévias de ontem, Obama tinha 1.597 delegados e Hillary, 1.470. São necessários 2.025 para ser designado candidato democrata à presidência.

Do lado republicano, John McCain venceu as prévias de seu partido no Mississippi, com 80% dos votos. Ele já garantiu a vitória na disputa pela candidatura presidencial republicana.

Voltar ao topo