Obama será “agressivo” em segundo debate com Romney

O presidente de EUA, Barack Obama, será mais “agressivo” durante o segundo debate presidencial, que será realizado na terça-feira, contra o republicano Mitt Romney, que se impôs no primeiro encontro entre os candidatos, disseram neste domingo dois de seus principais assessores.

David Axelrod, assessor da campanha de reeleição de Obama, assegurou em entrevista ao programa “”Fox News Sunday”, que o líder não duvidará em ser “agressivo” no debate em Hempstead, Nova York, o penúltimo encontro entre os dois adversários antes das eleições de 6 de novembro.

“Acho que vai fazer alguns ajustes em sua estratégia. Acho que será um debate interessante”, apontou Axelrod.

O assessor adiantou que Obama está “disposto a desafiar” Romney por ter “afastado constantemente de suas próprias propostas”, e antecipou que o ex-governador de Massachusetts também fará um bom debate “porque é um vendedor, essa é sua profissão e é muito bom nisso”.

Outro dos principais assessores de Obama, Robert Gibbs, criticou Romney no mesmo sentido ao assegurar que no primeiro debate, em 3 de outubro, o oponente se mostrou “mágico e teatral”, ao “afastar-se das posições que manteve nos seis anos anteriores”.

Gibbs negou as informações que, ao abandonar o palco em 3 de outubro em Denver, Colorado, Obama achou que tinha ganho o debate.

“Ele sabia que tinha perdido quando saiu do palco e também ao ver a fita do debate”, reconheceu Gibbs em entrevista ao programa “CNN State of the Union”.

“Obviamente, o presidente se sentiu decepcionado por sua própria atuação, que não esteve à altura de suas expectativas. Sabe que tem que ser mais enérgico”, ressaltou.

Segundo Gibbs, a audiência do debate de terça-feira “verá alguém muito veemente sobre as atuais condições que o país enfrenta”.

Por sua vez, Ed Gillespie, um dos principais assessores de Romney, minimizou a importância do impacto que pode ter um Obama mais agressivo nas enquetes.

“O presidente pode mudar seu estilo, pode mudar suas táticas, mas não pode mudar seu histórico nem suas políticas”, indicou Gillespie no mesmo programa da cadeia “CNN”.

Obama viajou no sábado a Williamsburg, Virgínia, para uma maratona de três dias dedicados exclusivamente à preparação do debate, que sua campanha vê como decisivo perante as recentes pesquisas e os milhões de votos que já estão sendo depositados em todo país graças ao sistema de votação antecipada.

O líder ficará isolado até terça-feira, entre assessores como o senador democrata John Kerry, que faz o papel de Romney nos ensaios.

Por sua vez, o candidato republicano retornou ontem à noite a sua casa em Massachussets, após um dia de campanha no estado-chave de Ohio, e se concentra neste domingo também pensando no debate.

Voltar ao topo