Obama recebe de Lula sugestões para lidar com a crise

Aproveitando a transição nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao presidente eleito Barack Obama um documento dizendo que, ao contrário de impor uma regulamentação mais dura ao sistema financeiro, é preciso fazer uma reforma que coloque as finanças a serviço da produção.

Lula reuniu-se na terça-feira com o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e o autorizou a escrever um documento intitulado Usando a Crise para Reorganizar os Mercados e a enviá-lo para a equipe econômica de Obama. A tese, de oito páginas, chegou aos EUA na quarta-feira.

O documento diz que o Brasil pretende participar mais do debate internacional e sugerir a outras nações soluções para os problemas econômicos causados “pela desproporcional correlação de forças entre o sistema financeiro e a economia real”. Assim, Lula deve aproveitar todos os encontros que tiver daqui para frente com chefes de Estado para insistir na tese de que é preciso reorganizar o sistema financeiro mundial, adequando-o à produção. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.