Obama reafirma confiança em novo general envolvido em escândalo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, preserva sua confiança no general John Allen, que comanda as tropas do país no Afeganistão, afirmou nesta terça-feira o porta-voz da Casa Branca. A declaração sinaliza que, embora tenha adiado a indicação dele a um cargo na Otan, o governo dos EUA, ao menos por enquanto, não pretende afastá-lo totalmente das funções.

O general é o último personagem envolvido no escândalo que veio à tona com a renúncia do general David Petraeus à chefia da CIA (a agência de inteligência americana), na sexta-feira. Petraeus renunciou sob a justificativa de que se envolveu em um caso extraconjugal. Mais tarde, foi revelado que a amante era Paula Broadwell, a biógrafa dele.

Hoje, foi revelado pela imprensa americana que Allen trocou e-mails “inapropriados” com Kelley.

“Posso dizer que o presidente têm um conceito elevado do general Allen e dos serviços que prestou ao país, assim como do trabalho que realizou no Afeganistão”, afirmou o porta-voz, Jay Carney.

Estava previsto que Allen comparecesse na quinta-feira a uma audiência no Senado para discutir a sua postulação como comandante da Otan (a aliança militar ocidental), mas a nomeação foi adiada. Aos 58 anos, Allen assumiu em julho de 2011 o comando das forças no Afeganistão, sucedendo a Petraeus.
“O presidente ficou obviamente surpreso quando foi informado da situação de Petraeus. Ele é muito grato ao general Petraeus por seu serviço”, completou o porta-voz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.