Obama quer reformas antes da posse do novo Legislativo

O presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, deve fazer pressão para que sejam aprovados alguns de seus projetos antes de um Legislativo com maior presença de opositores do Partido Republicano assumir em janeiro do próximo ano. Obama deve tentar ratificar um tratado sobre controle de armas fechado com a Rússia, a permissão para que gays assumidos entrem nas Forças Armadas e promover a iniciativa da primeira-dama, Michelle Obama, de um projeto voltado para a nutrição das crianças, informa hoje o jornal Wall Street Journal.

Funcionários da Casa Branca dizem esperar que eles possam trabalhar com os republicanos nos próximos anos, a fim de aprovar algumas das propostas para reduzir o déficit que serão apresentadas em 1.º de dezembro pela bipartidária comissão federal da dívida. Eles também veem espaço para um compromisso a fim de alterar o programa de educação da era do ex-presidente George W. Bush chamado No Child Left Behind, impopular entre vários representantes dos dois partidos. Além disso, pretendem reconfirmar uma lei sobre transportes e infraestrutura.

Os dois partidos devem ter conflitos, porém, no momento em que o presidente democrata buscará defender algumas de suas vitórias legislativas, incluindo a reforma no sistema de saúde, que pretende ampliar a cobertura e controlar os custos, e uma grande revisão nas regulações do setor financeiro e do industrial.

Muitos republicanos eleitos ontem acreditam que seu mandato tem como meta desfazer leis já aprovadas. Os membros do movimento conservador Tea Party têm sido duros opositores dos gastos e da regulação defendidos pelo governo.

As apurações parciais e projeções indicam que o Partido Democrata perdeu a maioria na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) nas eleições de ontem. A sigla de Obama, porém, deve manter a maioria no Senado dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo