Obama promete buscar ‘mundo sem armas nucleares’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse a uma plateia europeia nesta sexta-feira (3) estar estabelecendo o ambicioso objetivo de “um mundo sem armas nucleares”. O novo presidente norte-americano abriu um encontro com a declaração, dizendo que falaria sobre os detalhes dessa meta em Praga em alguns dias, quando fará um discurso. “Mesmo com a Guerra Fria agora encerrada, a difusão de armas nucleares ou o roubo de material nuclear poderia levar ao extermínio de qualquer cidade no planeta”, disse Obama.

O presidente norte-americano está em viagem pela Europa, sua primeira no cargo. A intenção de Obama é estreitar laços com os países do continente e também trabalhar por soluções para a crise global. Obama disse que os Estados Unidos têm parte da culpa pela crise. Mas, segundo ele, todas as nações têm responsabilidade pelo que fizeram anteriormente. “Eu vim à Europa nesta semana para renovar nossa parceria”, afirmou Obama. “A América está mudando, mas ela não pode mudar sozinha.”

Entre os temas tratados, Obama pediu que a Europa apoie sua nova estratégia para combater o terrorismo no Afeganistão e no Paquistão. Ele ressaltou que seu país não consegue vencer a batalha contra o terrorismo sozinho. Obama disse que é mais provável que um possível atentado terrorista da rede extremista Al-Qaeda atinja a Europa que os EUA. Segundo o líder, é importante que EUA e Europa trabalhem para combater os terroristas, a fim de garantir um mundo mais seguro. Obama criticou ainda tanto o antiamericanismo quanto o fato de muitos não notarem a importância da Europa para o mundo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.