Obama mudará foco da guerra do Afeganistão, diz jornal

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja mudanças na política dos EUA para a guerra no Afeganistão e pretende renovar os esforços para caçar o líder terrorista Osama bin Laden, levando o combate à rede Al-Qaeda como a máxima prioridade externa do país, informou hoje uma reportagem do The Washington Post. O jornal afirma que Obama, que tomará posse em 20 de janeiro de 2009, quer explorar uma estratégia mais regional no Afeganistão, o que inclui a possibilidade de negociações com o Irã, país que tem influência no vizinho.

“Esse (a Al-Qaeda) é nosso inimigo”, o Post citou um assessor de Obama não identificado. “E ele (Osama bin Laden) precisa ser nosso principal alvo”. Conselheiros em segurança nacional não identificados disseram que Obama acredita que a administração Bush deixou em segundo plano a caçada a bin Laden, após o líder da Al-Qaeda ter conseguido iludir durante anos os seus perseguidores.

A reportagem também cita oficiais da inteligência norte-americana, os quais afirmam que a busca por bin Laden permanece intensiva, e ressaltam que a Al-Qaeda permanecerá um perigo mesmo que bin Laden seja neutralizado. Integrantes da equipe de transição de Obama “ainda precisam examinar os dados disponíveis dos militares e da inteligência e como eles estão sendo usados”, informou o Post. Segundo a reportagem, além do Irã, precisará haver uma aproximação diplomática com o Paquistão, onde acredita-se que bin Laden esteja escondido.