O candidato democrata Barack Obama aparece na liderança na corrida presidencial com 50% das intenções de voto contra 42% do candidato republicano John McCain, aponta a última pesquisa Gallup, divulgada neste domingo (28). O levantamento foi feito de 25 a 27 de setembro.

O resultado engloba o período em que John MacCain anunciou que estava temporariamente suspendendo sua campanha para retornar para Washington e trabalhar por um solução bipartidária para a crise financeira e quando os líderes do Congresso primeiramente anunciaram avanço nas discussões do pacote de ajuda financeira.

Os resultados também incluem um dia completo após o primeiro debate presidencial na sexta-feira à noite. McCain atingiu um ponto em que estava colado com Obama no início da semana, mas Obama conquistou sua posição nos três últimos levantamentos.

No total, Obama ganhou 4 pontos porcentuais de vantagem nos últimos três dias, enquanto McCain perdeu 4 pontos. O impacto total do debate só será percebido nos dados de terça-feira, que será referente a sábado, domingo e segunda-feira. No entanto, a pesquisa diária da Gallup sugere que Obama conseguiu a liderança entre os eleitores sobre McCain naquela noite. As informações são do site Gallup.com.