Obama indica 450 assessores para avaliar governo Bush

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja enviar sua equipe de transição, com indicação de 450 pessoas, para visitar mais de 100 agências e departamentos do governo do atual presidente George W. Bush, recolher dados e estudar o alcance da burocracia norte-americana e determinar como atingir suas metas quando assumir o cargo, em 20 de janeiro. “Estamos trabalhando duro para montar as equipes de transição para as agências. Esperamos que essas equipes sejam anunciadas esta semana e que estejam dentro das agências até o final da semana”, disse a porta-voz da equipe de transição, Stephanie Cutter.

O co-diretor da transição John Podesta prometeu nesta terça-feira (11) que Obama iria publicar já na segunda-feira (10) os nomes dos auxiliares que entrarão em órgãos importantes, como o Departamento de Estado, o Tesouro e o Pentágono. “Isso faz parte de nosso compromisso de tornar essa transição a mais aberta e transparente da história”, disse Podesta em sua primeira coletiva após as eleições.

Segundo Podesta, a equipe de transição vai empregar cerca de 450 pessoas em Washington e Chicago e terá um orçamento de US$ 12 milhões. Cutter, no entanto, negou rumores de que o ex-secretário de Estado Warren Christopher comandaria a equipe de transição para o Departamento de Estado. “Há muita desinformação por aí”, disse ela.