Obama ganha em Maine e garante domingo de vitórias

O senador Barack Obama venceu o caucus (assembléia aberta) realizado em Maine na disputa contra a senadora Hillary Clinton pela indicação democrata à Casa Branca, informa a CNN. A contagem de 99% do distrito mostra Obama com 59% dos votos, contra 40% de Hillary. Foram disputados 24 delegados para a convenção nacional democrata de agosto em Denver. A vitória de Obama segue-se à vantagem obtida pelo candidato na primária realizada em Louisiana e caucuses em Nebraska, Washington e Ilhas Virgens.

Com os resultados deste final de semana, Obama assegura vantagem em número de delegados comprometidos para a convenção em relação a Hillary Clinton, embora a senadora ainda esteja à frente por uma pequena margem quando contabilizados os "superdelegados" – autoridades eleitas e líderes partidários. Somados os "superdelegados", Hillary assegura 1.136 delegados, contra 1.108 delegados agora ao lado de Obama.

Embora ainda esteja na dianteira, o estreitamento de sua vantagem em relação a Obama levou a senadora a substituir o administrador de sua campanha, Patti Solis Doyle, pela antiga conselheira Maggie Williams. Amanhã, acontecem as primárias dos Estados de Maryland, Virgínia e de Washington. As três prévias distribuem 237 delegados e Obama lidera as pesquisas nas três regiões.

No lado republicano, o senador John McCain mantém o favoritismo, apesar do bom resultado obtido pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee nas prévias do fim de semana, ao vencer a votação nos Estados de Kansas e Louisiana. Após a noite de ontem, McCain somava 724 delegados, enquanto Huckabee tinha 234.

Voltar ao topo