O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar hoje o envio de mais 30 mil soldados norte-americanos ao Afeganistão em seis meses, em um rápido aumento de tropas. No entanto, a duração do serviço no Afeganistão será limitada, segundo disse um funcionário do governo, que falou sob condição de anonimato.

continua após a publicidade

Segundo afirmou a fonte, Obama também vai insistir em estabelecer uma etapa final para o novo envio de tropas. Obama decidiu que os planos para um lento aumento de tropas adicionais para a guerra de oito anos não funcionarão, então ordenou um fluxo bem mais rápido de soldados, disse o funcionário.

A duração do envio das tropas adicionais, que elevarão a 100 mil o total de soldados norte-americanos no Afeganistão, não estava imediatamente clara.

Apoio da Otan

continua após a publicidade

Diplomatas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmaram hoje que Obama está pedindo aos membros europeus da aliança militar que contribuam com entre 5 mil e 10 mil novos soldados para a força internacional no Afeganistão.

Um funcionário de uma nação europeia informou que o número foi incluído em um documento oficial da Otan, compilado entre as informações recebidas de Washington antes do anúncio de Obama, hoje, sobre reforços norte-americanos no combate afegão. Segundo essa fonte, foi pedido que a França enviasse mais 1.500 soldados.

continua após a publicidade

O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, disse na noite de ontem que o país não deve enviar mais tropas. Um segundo funcionário, de outra nação europeia, disse que foi pedido que a Europa envie até mais 10 mil novos soldados ao Afeganistão. Com informações da Dow Jones.