Obama elogia McCain em jantar para o ex-adversário

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, encheu de elogios seu ex-adversário eleitoral John McCain, num jantar oferecido no Hotel Hilton Washington em homenagem ao senador republicano de 72 anos, que Obama chamou de “um raro e corajoso servidor público”.

A experiência de McCain como prisioneiro de guerra proporcionou ao republicano uma “perspectiva única e renovada” sobre o que é importante, capacitando-o a adotar uma abordagem bipartidária na política, disse o presidente eleito, na noite da véspera de sua histórica posse na Casa Branca.

Obama afirmou ainda que McCain se destaca por um sentido de “esforço comum e propósito comum”. Segundo o presidente eleito, embora a campanha eleitoral tenha transformado ambos em “acirrados competidores”, envolvidos em “vigoroso e às vezes acalorado debate”, os dois agora compartilham a responsabilidade de conduzir o país para um “novo período de cooperação”.

Obama encerrou o discurso agradecendo ao ex-rival. “Obrigado, John, pelos seus serviços à América e pelos serviços que você continuará a prestar nos próximos meses e anos”, declarou o presidente eleito, antes de McCain subir à tribuna. As informações são da Dow Jones.