Obama é preferido da população mundial, revela pesquisa

A maioria da população mundial prefere o democrata Barack Obama como o próximo presidente dos Estados Unidos. O senador por Illinois leva vantagem sobre o rival republicano, John McCain, em uma pesquisa realizada em 22 países e divulgada nesta terça-feira (9). Na média, o apoio a Obama é de 49% e a McCain, de 12%. A sondagem da emissora britânica BBC, com 22.500 pessoas, registrou a preferência por Obama em todos os países pesquisados.

O democrata realizou em julho uma grande viagem pela Europa e pelo Oriente Médio, incluindo um discurso para 200 mil pessoas em Berlim, na Alemanha. Para 46% dos consultados, as relações dos EUA com o mundo melhorarão se Obama assumir. Já no caso de McCain ganhar as eleições, apenas 20% acreditam que haverá avanços nas relações. Os mais entusiasmados com o impacto de um governo Obama são aliados do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália.

Além deles, registram bom índice de aprovação ao democrata Austrália, Nigéria e Quênia. Para 46% dos entrevistados, um presidente dos EUA negro “mudaria fundamentalmente” a percepção deles sobre o país. Para 27%, isso não se alteraria. “Um grande número de pessoas pelo mundo claramente gosta do que Barack Obama representa”, disse Doug Miller, presidente da GlobeScan, empresa que conduziu a sondagem.

Miller também destacou o fato de um quinto dos consultados acreditarem que com McCain a relação do país com o resto do mundo melhoraria, apesar das críticas sofridas pelo atual presidente, George W. Bush. Porém, nada sugere que a popularidade internacional de Obama trará sucesso em casa. Ele aparece com uma pequena margem de diferença em relação ao republicano nas pesquisas – em algumas delas, os dois estão empatados. Um trabalho similar da BBC em 2004 mostrou que a maioria da população mundial preferia John Kerry, porém o democrata perdeu para Bush.

Muçulmanos

A vantagem de Obama variava de 9% na Índia a 82% no Quênia, onde o democrata tem família. Em geral, 49% preferem o senador negro, e 12%, McCain. Quase 40% das pessoas não tomou posição. Nos três países muçulmanos envolvidos na pesquisa, a opinião sobre Obama não era tão otimista. A visão mais comum na Turquia – de 28% da população – era de que as relações bilaterais em um governo Obama seriam piores. Já no Egito e no Líbano, os maiores grupos – 34% e 42%, respectivamente – acreditavam que não haveria mudança nas relações.