Obama e McCain têm 1ª reunião após eleição

Outrora rivais na campanha, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e o senador John McCain terão um encontro nesta segunda-feira (17) para discutir temas de interesse do país, no escritório de transição de Obama, em Chicago. Será a primeira reunião da dupla desde que o democrata derrotou o republicano, nas eleições do dia 4. Os dois estarão acompanhados pelo senador republicano Lindsey Graham, da Carolina do Sul, próximo de McCain, e pelo deputado Rahm Emanuel, um democrata de Illinois que Obama escolheu como seu futuro chefe-de-gabinete na Casa Branca.

Emanuel e Graham já trabalharam juntos em temas que foram tratados no Congresso. Graham defendeu Emanuel das críticas de alguns republicanos, quando seu nome foi anunciado como integrante da equipe de Obama.

Obama, que renunciou no domingo de seu posto no Senado, tem conversado com ex-rivais políticos para que o ajudem a governar o país. Porém, conselheiros dos dois ex-candidatos afirmaram que não esperam que Obama considere McCain para um posto na próxima administração.

Ao anunciar o encontro na sexta-feira, o escritório de transição de Obama afirmou que o presidente eleito e McCain “dividem a importante crença de que os americanos querem e merecem um governo mais efetivo e eficiente, e discutirão meios de trabalhar juntos para tornar isso realidade”.