Eleição

Obama e McCain fizeram debate menos visto da história

Pesquisa da Nielsen Media Research mostrou que o debate realizado na sexta-feira (26) entre John McCain e Barack Obama foi o menos assistido na história moderna no país, informa o blog Washington Wire, do Wall Street Journal. Apenas 52,4 milhões de pessoas assistiram ao debate pela televisão no último dia 26, o primeiro entre os presidenciáveis. Antes desse, a audiência mais baixa tinha sido registrada em 1976, quando Gerald Ford e Jimmy Carter foram vistos por 62,7 milhões de pessoas. A disputa que atraiu mais espectadores ocorreu em 1980, entre Ronald Reagan e Jimmy Carter, que foram vistos por 80,6 milhões de pessoas. Não houve debates televisionados em 1964, 1968 e 1972.

Na quinta-feira (2) debaterão os vices Joe Biden e Sarah Palin, democrata e republicana, respectivamente. O debate está marcado para 22h (Brasília) na Universidade Washington, em Saint Louis. Uma pesquisa do Colégio Marista divulgada nesta terça (29) mostrou que 45% dos entrevistados acreditam que Biden terá melhor desempenho. Cerca de 36% vêem Palin se saindo melhor.

Na terça-feira da semana que vem, dia 7, Obama e McCain fazem o segundo debate na Universidade Belmont, em Nashville, Tennessee. Eles responderão a perguntas de eleitores indecisos. O terceiro e último debate entre os presidenciáveis norte-americanos está previsto para 15 de outubro, uma quarta-feira. Os temas serão questões econômicas e política interna. O confronto ocorrerá na Universidade Hofstra, no Estado de Nova York. De acordo com a agenda dos candidatos disponível na página do Washington Post na internet, o horário dos dois últimos debates entre Obama e McCain ainda não está definido.