Obama é mais simpático e Romney melhor para a economia, diz pesquisa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segue em vantagem em relação ao candidato republicano Mitt Romney, por ser considerado mais simpático e já estar no poder, segundo pesquisa feita pelo instituti “Gallup” e divulgada nesta sexta-feira.

A pesquisa, no entanto, também mostra que o republicano inspira mais confiança por sua proposta econômica.

A menos de três meses das eleições presidenciais, 54% dos entrevistados disseram que Obama é mais “agradável e simpático” do que Romney, que só atrai a simpatia de 31% dos indagados.

O atual presidente também leva vantagem quando os entrevistados foram perguntados qual dos dois candidatos estaria mais capacitado para lidar com questões como relações exteriores, o programa de subsídios médicos para idosos, impostos e saúde.

Porém, quando o assunto é economia, 52% acredita que Romney está mais preparado para conduzir essa questão, uma tarefa para qual apenas 31% confia em Obama.

Romney, cuja candidatura será oficializada na próxima semana, durante a Convenção Nacional do Partido Republicano, leva vantagem em relação a Obama em duas categorias: a economia e o manejo do déficit no orçamento do governo federal.

A enquete, realizada para o jornal “USA Today”, entre os dias 20 e 22 de agosto, entrevistou 1.033 pessoas nos 50 estados e no Distrito de Columbia, e tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

“Em termos gerais, os dados da enquete revelam um panorama claro da estrutura desta disputa presidencial”, afirmaram os diretores da “Gallup”. “A maior vulnerabilidade do presidente Obama aparece na situação econômica, o que não é surpreendente, dado que o índice de desemprego permanece acima de 8% e a confiança dos americanos na economia é baixo. Ao mesmo tempo, Obama tem força em sua imagem e características pessoais, além de sua posição sobre vários assuntos não econômicos”, disse o Gallup.

Voltar ao topo