O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ex-presidente Bill Clinton, devem passar pelo Estado de Illinois nesta última semana de campanha antes das eleições parlamentares. A intenção é evitar uma embaraçosa derrota pela cadeira ocupada antes pelo próprio Obama.

continua após a publicidade

Os dois mais eficientes nomes da campanha do Partido Democrata demonstraram seu apoio ao candidato Alexi Giannoulias, que tenta uma vaga no Senado, e ao governador Pat Quinn. Este enfrenta o peso de ter sido o vice do ex-governador Rod Blagojevich, afastado do poder em meio a acusações de corrupção.

Uma semana antes da eleição, a principal dúvida é sobre o tamanho das perdas dos democratas na Câmara dos Representantes e no Senado. Também são esperadas algumas vitórias do Partido Republicano em corridas para governador e em parlamentos estaduais. Obama e os democratas lutam contra a raiva dos eleitores pelo mau estado da economia, que deve dar aos republicanos o controle da Câmara dos Representantes. No Senado, a tendência é que a oposição ganhe força, mas não o controle da Casa.

Obama está em Washington nesta terça-feira, fazendo uma pausa em suas ações na campanha. Mais tarde, deve retomar suas viagens. A primeira-dama Michelle Obama também está participando bastante. Na noite de segunda-feira, Michelle estava em São Francisco pedindo votos para os legisladores democratas.

continua após a publicidade

O presidente dos EUA deve passar nesta semana por Connecticut e pela Pensilvânia. Ainda deve seguir para Ohio, onde o governador Ted Strickland sofre na disputa com o desafiante republicano John Kasich, além da aparição programada para Illinois, onde o ex-presidente Bill Clinton também deve participar da reta final da campanha.