Obama diz ser tarde para mudanças econômicas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que a queda das taxas de desemprego são uma lembrança de que o governo já avançou muito na solução da crise econômica e que é muito tarde para voltar atrás.

“Mais americanos entraram na força de trabalho, mais pessoas estão conseguindo trabalho, mas temos que lembrar que ainda temos muitos amigos e vizinhos que procuram emprego”.

As declarações foram uma resposta ao candidato republicano Mitt Romney, que propôs mudanças, como a redução de impostos para grandes empresas e o fim da reforma da saúde, como forma de reativar a economia e gerar mais empregos.

O percentual de pessoas sem trabalho nos Estados Unidos chegou 7,8%, nível mais baixo desde janeiro de 2009, primeiro mês de mandato do presidente democrata. O número é três décimos menor que o registrado em agosto.

A baixa geração de postos de trabalho é apontada pelos republicanos como um dos principais problemas do governo de Obama e é enfatizada pelo candidato Mitt Romney.

Mais cedo, o republicano disse que os números divulgados nesta sexta não mostram uma recuperação real. Para ele, a alta se deve mais à quantidade de pessoas que saíram do mercado, como os aposentados, que pela geração de empregos.

“Nós criamos menos empregos em setembro do que em agosto, e menos empregos em agosto do que em julho. Perdemos 600 mil vagas na indústria manufatureira desde que o presidente Obama assumiu.”

Os próximos números sobre o desemprego, referentes a outubro, serão divulgados em 2 de novembro, a quatro dias do pleito nos Estados Unidos.

Desemprego

De acordo com relatório do Departamento de Trabalho divulgado hoje, houve saldo positivo em 114 mil postos de trabalho na relação entre contratações e demissões no setor privado no último mês.

O maior impulso ao emprego foi dado pelo setor de serviços, em áreas como saúde, transporte e armazenamento, com 61 mil trabalhos em setembro.

Em compensação, as principais indústrias americanas registraram saldo negativo, com 16 mil vagas a menos. Também houve perdas na área de eletroeletrônicos e impressão.

Com isso, o número absoluto de desempregados chegou a 12,1 milhões, sendo reduzido em 456 mil durante setembro.

Voltar ao topo