Obama diz que missão no Iraque deve acabar dia 31

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai reiterar hoje que a missão de combate norte-americana no Iraque deve ser encerrada no dia 31 de agosto, apesar da mais recente escalada de violência no país árabe e do persistente impasse político em Bagdá. “A dura verdade é que nós não vimos o fim do sacrifício norte-americano no Iraque”, declarará Obama, em discurso a ser proferido em Atlanta, segundo trechos de declarações preparadas que vazaram para a imprensa.

“Não se enganem: nosso comprometimento com o Iraque está mudando, passando de um esforço militar liderado por nossas tropas para um esforço civil conduzido por nossos diplomatas”, dirá o presidente norte-americano. O anúncio de Obama vem à tona em um momento no qual a situação no Iraque parece voltar a se deteriorar. O governo dos EUA vem prometendo há dois anos um fim responsável para a guerra no Iraque, atualmente em seu sétimo ano.

No entanto, julho foi o mês com mais mortes relacionadas ao conflito em mais de dois anos, segundo números oficiais divulgados pelo governo iraquiano no fim de semana. Ao mesmo tempo, o país árabe encontra-se sem um governo efetivo desde as eleições gerais de março, que terminaram sem um vencedor claro. As diferentes facções políticas do país ainda não conseguiram um acordo para a formação de uma coalizão. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo