Obama defende resolução que preveja punição a Assad

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta terça-feira uma resolução do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que inclua consequências contra o governo sírio caso o presidente Bashar Assad não atenda às exigências de desmantelar seus arsenais de armas químicas.

Segundo Obama, a Síria é o principal desafio à frente da ONU no momento e as evidências de que o ataque com armas químicas de 21 de agosto, no qual mais de mil pessoas morreram, foi perpetrado pelo governo são “esmagadoras”. Ele disse considerar, no entanto, que a Síria “deu o primeiro passo” ao fornecer os detalhes de seu arsenal químico.

Obama afirmou ainda que a comunidade internacional precisa reforçar a proibição do uso de armas químicas no mundo e disse que “chegou a hora de Irã e Rússia perceberem que defender Assad pode resultar em algo temeroso”.

O presidente norte-americano aproveitou seu discurso na Assembleia Geral da ONU para anunciar US$ 340 milhões adicionais em ajuda humanitária à Síria. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo