Eleição americana

Obama defende realização de debate eleitoral nesta sexta

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou nesta quinta-feira (25) que considera o atual momento grave demais para que seja suspensa a campanha para a Casa Branca e defendeu a realização de um debate marcado para sexta (26) com seu rival republicano, John McCain, informa o Wall Street Journal.

Numa declaração via satélite aos participantes da reunião anual da Iniciativa Global Clinton, em Nova York, o senador disse que irá nesta quinta a Washington “oferecer ajuda” à concretização de um acordo bipartidário para a aprovação de um pacote de socorro financeiro no valor de US$ 700 bilhões e depois viajará a Oxford no Mississippi, para participar do primeiro de três debates com McCain.

Quarta (24), o republicano anunciou a suspensão de sua campanha para participar das negociações e sugeriu o adiamento do debate com Obama. Hoje, McCain discursou pessoalmente durante a reunião da Iniciativa Global Clinton e manteve sua posição. “O debate que mais importa está acontecendo no Capitólio dos Estados Unidos”, declarou.

Obama repetiu a opinião de que o debate deve ocorrer conforme o previsto. “Nossa eleição será realizada em 40 dias, a economia está em crise e o país luta duas guerras no exterior”, justificou. “O povo americano merece ouvir diretamente de mim e do senador McCain como pretendemos comandar nosso país.

Ao apresentar McCain à platéia, o ex-presidente americano Bill Clinton buscou dar um tom apolítico à ocasião. Ele creditou aos dois candidatos a divulgação de uma declaração conjunta pedindo cooperação bipartidária pela aprovação do pacote.

“Até onde eu sei, não há precedentes de algo assim numa campanha à presidência dos Estados Unidos”, declarou Clinton aos presentes. “Ninguém vai tentar ganhar votos aqui. Vamos fazer a coisa certa”, prosseguiu o ex-presidente democrata.

Em seu pronunciamento, Obama defendeu que o plano contemple ajuda aos proprietários de imóveis. “Nós não podemos simplesmente ajudar Wall Street sem ajudar os milhões de proprietários inocentes que estão em dificuldade para manter suas casas”, declarou o candidato democrata. “Eles merecem um plano também”, concluiu.