Obama convoca encontro com líderes partidários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que convidou os líderes no Congresso dos dois principais partidos do país para um encontro na Casa Branca no dia 18. Segundo ele, a intenção é conversar sobre como as duas forças políticas podem trabalhar juntas para melhorar o cenário econômico nacional.

O Partido Democrata, de Obama, não teve um bom desempenho na eleição parlamentar desta semana. Os democratas perderam o controle da Câmara dos Representantes para o Partido Republicano. No Senado, os democratas viram sua maioria se estreitar. Os novos legisladores assumem seus postos no início de janeiro.

Obama disse desejar que o Congresso – ainda com maioria democrata nas duas Casas – comece imediatamente a trabalhar para aprovar a ampliação de algumas renúncias fiscais que estão previstas para acabar no fim do ano. Além disso, o presidente quer aprovar logo um tratado para a redução de armas já fechado com a Rússia.

O presidente avaliou que a principal mensagem da disputa pelo Legislativo é que os eleitores querem uma mudança de tom em Washington, e um foco na criação de empregos. Obama notou que o país não pode sustentar mais dois anos de “picuinhas” entre as duas principais forças políticas nacionais.

Falando após um encontro com membros do gabinete na Casa Branca, Obama disse querer renovar a renúncia fiscal que está prevista para acabar até o fim do ano. Essa renúncia fiscal foi aprovada durante o governo do presidente anterior, George W. Bush, e deve expirar até o fim do ano. Segundo Obama, a intenção dele é garantir que a classe média norte-americana “não sofra um grande aumento nos impostos”.

O presidente disse ontem estar aberto a fechar um compromisso sobre o tema dos impostos. Os republicanos e alguns democratas querem que esses cortes sejam estendidos para os mais ricos. Não está claro que acordo Obama pode estar disposto a fazer nesse ponto.

Obama afirmou que o governo também tem que trabalhar em uma série de temas econômicos, incluindo a ampliação do seguro-desemprego e medidas para reduzir a incerteza para o setor de negócios. Ele também revelou que convidou governadores recém-eleitos dos dois partidos para um encontro na Casa Branca em dezembro. Os republicanos também se saíram melhor nas eleições para os governos, tomando o controle de pelo menos dez Estados dos democratas. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo