Obama condiciona financiamento do clima a pacto global

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou a líderes mundiais reunidos em Copenhague os EUA ajudarão a levantar US$ 100 bilhões por ano até 2020 para ajudar os países pobres a enfrentarem as consequências do aquecimento global somente se a 15ª Conferência do Clima (COP-15) patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) resultar em acordo abrangente. “Ontem, a secretária (de Estado, Hillary) Clinton deixou claro que nos engajaremos em um esforço global para mobilizar US$ 100 bilhões até 2020, mas se – e apenas se -, isso fizer parte de um acordo mais abrangente”, disse.

O presidente norte-americano afirmou que os líderes mundiais reunidos na capital dinamarquesa devem aceitar hoje um novo acordo climático global, mesmo que seja imperfeito. Caso contrário, advertiu, o mundo correrá o risco de criar perigosas divisões no combate ao aquecimento global. As informações são de agências internacionais.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.