Obama conclama Congresso a discutir lei de imigração

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conclamou o Congresso do país e reescrever as leis de imigração norte-americanas depois de uma legislação do Estado do Arizona ter desencadeado temores quanto ao que pode acontecer sem a presença do governo federal no debate.

“Não se enganem. Nosso sistema de imigração está quebrado”, declarou Obama na abertura da comemoração do “Cinco de Mayo” na Casa Branca. O presidente norte-americano afirmou desejar que o Congresso debata o assunto ainda este ano. Ele adiantou que isso não será fácil e não será possível sem que haja apoio bipartidário.

Os comentários de Obama vêm à tona em um momento no qual uma lei do Arizona que declara crime estadual a imigração ilegal tem provocado protestos em diversas cidades dos EUA. A lei autoriza a polícia a interrogar pessoas sobre seu status imigratório em caso de suspeita de que elas estejam ilegalmente no país.

Obama qualificou a lei estadual como “um erro” e ordenou ao Departamento de Justiça dos EUA que investigue se o texto viola as leis nacionais de direitos civis.

Segundo o presidente, a lei prejudica o bom relacionamento com a comunidade latina e o fato de as pessoas estarem frustradas não justifica autorizar cidadãos ou Estados a “escolher” pessoas pela forma como se vestem ou pela aparência que têm. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.