Obama cita tempestade e “união nacional” ao retomar campanha

Ataques diretos ao rival Mitt Romney, menções à tempestade Sandy e apelos à união nacional acima de partidos. Foi sustentado nesses três pontos que o presidente dos EUA e candidato à reeleição, Barack Obama, retomou sua agenda de campanha hoje.

A tragédia do Sandy, que deixou quase 60 mortos somente nos EUA, estabeleceu uma trégua informal entre os candidatos: Romney poupou o rival de críticas diretas nos poucos eventos de que participou enquanto Obama se dedicava às providências contra o desastre.

Essa trégua, no entanto, acabou hoje: o republicano voltou a fazer críticas diretas ao concorrente democrata, e o presidente voltou a atacar o adversário com um discurso no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin.

Sandy

O candidato à reeleição usou o exemplo do Sandy para tocar num assunto delicado desta campanha: a necessidade de “unir o país” -a ideia de que a polarização política ganhou intensidade nos últimos anos é um assunto recorrente em análises políticas nos EUA.

“Não há democratas ou republicanos durante a tempestade, existem apenas americanos. Líderes de diferentes partidos trabalhando para reparar o que foi quebrado; vizinhos ajudando vizinhos a lidar com a tragédia; comunidades se reunindo para reconstruir”, disse.

A frase também pode ser interpretada como uma menção indireta a sua visita ao Estado de Nova Jersey (a região mais devastada pela tempestade) na companhia do governador republicano Chris Christie, com trocas mútuas de elogios.

Ontem, fotos dos dois mandatários percorrendo os pontos de desastre ganharam destaque na mídia americana e internacional.

Economia

Obama também dedicou parte de seu discurso para responder às críticas de ineficiência na gestão da crise econômica, e a reforçar a ideia de que o rival não vende mudanças.
“Vocês vão fazer uma escolha entre duas visões fundamentalmente diferentes da América -em uma delas nós retornamos às políticas de cima para baixo que destruíram nossa economia”, atacou.

“O [ex-]governador Romney tem usado seus talentos como homem de negócios para vender as mesmas políticas que prejudicaram nosso país tão intensamente, as mesmas políticas que nós tentamos reformar nos últimos quatro anos”, acrescentou, em sua primeira e única menção direta ao republicano.

Hoje, a consultoria americana de recursos humanos ADP reportou que o setor privado gerou 158 mil empregos em outubro (entre contratações e demissões), acima das expectativas do mercado.

Esse levantamento é visto por especialistas como uma prévia da pesquisa oficial sobre a criação de postos de trabalho, prevista para amanhã.

Voltar ao topo