Obama avalia Hillary para secretária de Estado, diz NBC

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pode nomear a ex-primeira-dama Hillary Clinton como sua secretária de Estado, afirmou na noite de quinta-feira (13) à emissora NBC. Dois assessores, que falaram sob condição de anonimato, afirmaram que Hillary “está sob consideração” para o posto.

De acordo com a NBC, Hillary voou na quinta para Chicago – onde Obama está. Porém, um assessor da senadora democrata disse que ela foi tratar de assuntos pessoais na cidade. Hillary e Obama realizaram uma dura disputa nas primárias do Partido Democrata pela vaga na corrida presidencial.

Hillary, de 61 anos, tem bastante experiência em política externa por sua atuação como senadora por Nova York. Ela atuou no Comitê de Serviços Armados, além de indiretamente auxiliar seu marido Bill Clinton, quando ele ocupou a presidência entre 1993 e 2001.

Vários nomes foram mencionados na imprensa como cotados para ser secretário de Estado de Obama, incluindo o ex-candidato presidencial democrata John Kerry, o governador do Novo México Bill Richardson e o senador republicano moderado Richard Lugar. A equipe de transição de Obama não tornou públicos os nomes considerados para o gabinete. Além disso, insiste que não haverá anúncios do tipo nesta semana.

“Eu estou feliz em ser uma senadora por Nova York, eu amo esse Estado e essa cidade”, afirmou Hillary em um evento em Nova York, na segunda-feira, quando questionada se poderia integrar o governo de Obama. Ao mesmo tempo, Hillary disse que deseja ser uma “boa parceira” e “fazer todo o possível para assegurar que sua agenda será bem sucedida”. As informações são da Dow Jones.