Obama avalia ex-funcionário de Bill Clinton para Justiça

Um alto funcionário da Secretaria de Justiça na administração Bill Clinton, Eric Holder é cotado para ser secretário de Justiça do governo Barack Obama, nos Estados Unidos. Holder auxiliou o então candidato democrata a selecionar seu companheiro de chapa, Joe Biden.

Auxiliares de Obama afirmaram nesta terça-feira (18) que Holder, vice-secretário de Justiça entre 1997 e o fim da administração Clinton, é a escolha provável para encabeçar a Secretaria de Justiça. Mas segundo eles o posto não foi formalmente oferecido, nem aceito. Holder não quis comentar o tema. Outros cotados para o cargo são a governadora do Arizona, Janet Napolitano, e o governador do Massachusetts, Deval Patrick.

O nome de Holder ganhou força quando o posto de diretor de orçamento da Casa Branca foi oferecido a Peter Orszag, que dirige o escritório de orçamento do Congresso. Orszag aceitou a função, segundo dois funcionários democratas. “Peter é um cara brilhante”, elogiou ex-diretor da agência de prestação de contas do governo. Na função que ocupava até então, Orszag enfocou duas prioridades para o presidente eleito: o custo crescente dos planos de saúde e o custo do controle do aquecimento global.

Ainda que considerado o favorito para o cargo, Holder inicialmente mencionou considerações familiares e temores sobre o processo de confirmação, segundo pessoas envolvidas no processo. Um possível empecilho seriam alguns perdões concedidos por Clinton, em especial um para o fugitivo bilionário Marc Rich. Testemunhos no Congresso apontaram que Holder disse à Casa Branca que era “neutro, tendendo a” conceder o perdão a Rich.

Holder nasceu em Nova York e é formado em Direito pela Universidade Columbia. Como número 2 da Secretaria de Justiça, divulgou diretrizes que se tornaram guias para casos de crimes corporativos. Os textos foram revisados algumas vezes, a mais recente delas neste ano, após reclamações de que instauravam táticas persecutórias contra réus de colarinho branco. As informações são da Dow Jones.