Obama anuncia viagem inédita a Mianmar e Camboja

Dois dias depois de assegurar a reeleição, Barack Obama confirmou, hoje, que fará uma viagem oficial a Mianmar (ex-Birmânia) e ao Camboja. Será a primeira vez que um presidente americano passa por esses dois países. A viagem acontecerá ainda neste mês, entre os dias 17 e 20, e envolverá também a Tailândia.

Em Mianmar, de acordo com as informações da Casa Branca, Obama pretende visitar não apenas o presidente Thein Sein como também a líder oposicionista e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, que esteve em setembro em Washington. Na ocasião, ela recebeu uma alta honraria do Congresso por sua luta pela democracia e teve um encontro privado com o presidente americano.

Essa visita marca uma dramática mudança nas relações entre os dois países, e o apoio de Obama às recentes reformas realizadas em Mianmar, um país antes totalmente isolado.

Em março de 2011, Mianmar dissolveu a junta militar que o governava desde 1962 e instaurou um governo civil, encabeçado por Thein. Em setembro seguinte, depois de uma reunião entre o presidente birmanês e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, Washington suspendeu algumas sanções econômicas e, em maio passado, suspendeu restrições a investimentos no país.

O diplomata Derek Mitchell também foi designado o primeiro embaixador dos EUA para Mianmar em 22 anos. No Camboja, o presidente deverá participar de uma cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês).

Na Tailândia, a primeira parada da viagem, Obama terá uma reunião com a premiê Yingluck Shinawatra.

Voltar ao topo