Obama afirma que foi “feito progresso” na luta contra o grupo Estado Islâmico

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que ocorreu um progresso na luta contra o Estado Islâmico, em discurso após reunião sobre os esforços do Exército contra o grupo extremista, no Pentágono, nesta segunda-feira.

Obama, que enfrenta críticas constantes de que sua estratégia contra o Estado Islâmico é muito cautelosa, disse que “essa é uma campanha de longo prazo”. Obama também declarou que o grupo extremista é “ágil”.

Na reunião no Pentágono, Obama recebeu as atualizações do Secretário de Defesa, Ash Carter, do presidente do Comando Conjunto do Gabinete, general Martin Dempsey, e de outros sobre esforços do Pentágono contra o Estado Islâmico. A visita de Obama ao Pentágono foi anunciada como um encontro de rotina e não esperava-se que o presidente norte-americano anunciasse alguma mudança na estratégia contra o Estado Islâmico. Entretanto, a visita está longe de ser rotineira: a última vez que Obama apareceu no Pentágono foi em outubro de 2014.

Um dos maiores críticos do governo de Obama, o senador John McCain, do Partido Republicano, visitou o Afeganistão no final de semana, lamentando a decisão do governo de retirar as tropas do país baseado em um cronograma, não nas condições do local. Muitos acreditam que os militantes do Estado Islâmico estão entrando no Afeganistão, causando uma instabilidade adicional no momento em que o governo afegão tenta se estabelecer. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo