mundo

Novo vazamento sugere que a NSA invadiu redes bancárias do Oriente Médio

Novos documentos supostamente vazados da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos sugerem que espiões americanos penetraram na rede financeira do Oriente Médio, aparentemente comprometendo o escritório da agência de serviços financeiros anti-lavagem de dinheiro EastNets, em Dubai.

Os “TheShadowBrokers”, que surpreenderam especialistas de segurança no ano passado ao divulgar algumas ferramentas de hackeamento da NSA, voltaram a vazar informações, divulgando os detalhes das operações da NSA contra bancos em todo o mundo árabe. Os dados incluem listas de alvos, sugerindo que o grupo tem acesso a um número de dados maior do que se imaginava.

Matt Suiche, fundador da Comae Technologies, que tem acompanhado os vazamentos, disse que aparentemente milhares de contas de funcionários e máquinas dos escritórios da EastNets foram comprometidos e que instituições financeiras no Kuwait, Bahrein, e na Palestina foram alvo de espionagem.

“Dado que a EastNets fornece serviços de conectividade para o sistema bancário árabe, comprometer a empresa daria à NSA a capacidade de rastrear transações financeiras silenciosamente em todo o Oriente Médio”, disse Suiche. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo