Novo parque natural na África tem 32 mil km­²

O Grande Parque de Limpopo, inaugurado recentemente em Xai Xai, em Moçambique, deverá se tornar uma das maiores atrações eco-turísticas mundiais.

Distribuído em uma superfície de mais de 35 mil quilômetros quadrados de savana, une os já existentes parques nacionais de Limpopo (Moçambique), Kruger (África do Sul) e Gonarezhou (Zimbábue).

Os visitantes poderão cruzar suas fronteiras internas exibindo um único passe, que pode ser obtido em qualquer dos três países.

Além do objetivo de constituir uma proteção para a flora e a fauna selvagem ? hipopótamos, elefantes, leões, zebras, rinocerontes, antílopes, leopardos ?, a reserva nasce como uma grande aposta para incrementar o turismo e, como conseqüência, a economia.

Guerras civis, carestia e delinqüência afastaram os estrangeiros dessa parte da África.

O parque, que será aberto ao público nos próximos meses, surgiu de uma idéia do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Uma das características é que as instalações humanas presentes em seu território permanecerão em seus lugares, criando assim uma união homem-natureza, até agora jamais experimentada em um parque nacional.

Para consolidar a iniciativa, existe a proposta de se construir um aeroporto, com conexões diretas com a Europa.

De qualquer forma, a criação dessa colossal reserva não acontece sem críticas. As autoridades temem uma invasão descontrolada de caçadores clandestinos, que afetaria a fauna do parque Kruger, grande atração eco-turística da África do Sul.

Voltar ao topo