Novas revelações sobre vice podem constranger McCain

Novas revelações sobre Sarah Palin, vice na chapa do candidato à Casa Branca John McCain, voltaram a ofuscar a mensagem dos republicanos durante a convenção do partido. Críticos afirmam que a vida da governadora do Alasca não foi pesquisada de forma rigorosa e McCain tomou uma decisão impulsiva ao escolhê-la.

Segunda-feira (1º), Sarah anunciou a gravidez de sua filha Bristol, de 17 anos. O anúncio – e o fato de que Bristol se casará com o pai da criança – foi bem recebido pelos conservadores, principal base da governadora. Eles argumentam que o episódio comprova o respeito da governadora e de sua filha à vida do bebê.

Mas outras revelações estão inquietando os republicanos. Sarah disse que contratou um advogado para representá-la no Alasca. Ela está sendo investigada por ter usado seu cargo de governadora para tentar demitir o ex-marido de sua irmã, um policial rodoviário. A campanha de McCain estaria fazendo de tudo para que o resultado da investigação não seja divulgado antes das eleições de novembro. Também foi divulgado que seu marido, Todd, foi preso por dirigir bêbado, há 20 anos.

A revelação mais grave foi a de que Sarah teria apoiado o projeto de lei da “Ponte para o Nada”, uma das principais bandeiras do senador McCain contra o desperdício de dinheiro público. Antes de opor-se publicamente ao projeto, ela apoiou o pedido de US$ 223 milhões para a ponte entre as cidades de Ketchikan e Ilha Gravina, no Alasca.

Sarah também contratou lobistas para assegurar a liberação de verbas federais – no valor de US$ 27 milhões – para a cidade de Wasilla, onde ela era prefeita. Acabar com leis que dão verbas para projetos locais, muitas vezes desnecessários, é um dos principais motes da campanha de McCain. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.