Nova York terá a maior roda-gigante do mundo

A cidade de Nova York terá a maior roda-gigante do mundo com 190 metros de altura no final de 2015, uma nova atração para os turistas que será construída em Staten Island, ilha localizada ao sul de Manhattan.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, detalhando que serão investidos US$ 230 milhões na roda-gigante para transformá-la em “uma das atrações históricas da cidade e do mundo”.

“A roda-gigante oferecerá uma vista impressionante e se transformará em um espetáculo emblemático que terá um lugar privilegiado no porto de onde se poderá ver a Estátua da Liberdade, o One World Trade Center e a ponte do Brooklyn”, acrescentou.

Também está prevista a construção de um centro comercial de 32,5 mil metros quadrados e um hotel de quase 11,2 mil metros quadros ao longo da costa de Staten Island, ao lado do estádio de beisebol Richmond County Bank, em St. George.

Bloomberg disse que o projeto fomentará o desenvolvimento econômico, o turismo e o emprego “com mais de 1,2 mil novos trabalhos”, já que as primeiras estimativas indicam que a região poderia receber um investimento privado de cerca de US$ 500 milhões.

 

A roda-gigante terá 36 cápsulas, cada uma delas capaz de transportar até 40 passageiros, com uma capacidade máxima de 1.440 pessoas por viagem e, segundo as previsões da prefeitura, poderia receber até 4,5 milhões de visitantes por ano.

 

Com seus 190 metros de altura, será a maior do mundo, na frente da Singapore Flyer (165 metros), a mais alta até o momento, da London Eye (135 metros) da capital britânica, e da High Roller, que será erguida na cidade de Las Vegas.

O escritório do prefeito informou em comunicado que sua construção deve começar em 2014 e que será projetada e fabricada pela mesma empresa que construiu a emblemática London Eye.