Ao redor das construções feitas especialmente para as próximas Olimpíadas, que se encontram no centro do Olympic Green, o bairro das Olimpíadas, que após a conclusão dos Jogos irá se tornar uma ampla zona residencial, está surgindo uma espécie de nova Pequim.
As duas principais construções dessa nova cara de Pequim são o Centro Aquático Nacional, apelidado de "Cubo D’Água", pronto desde janeiro, e o Estádio Olímpico, apelidado de Ninho de Pássaro, inaugurado no último dia 18 de abril.
Para construir a "nova capital" da China, que surge entorno do Olympic Green e do Central Business District (CBD), antiga periferia oriental da metrópole, foram mobilizados os maiores arquitetos chineses e estrangeiros.
O Ninho de Pássaro foi projetado pelo escritório de arquitetura Herzog & De Meuron, enquanto o Cubo D’Água — que é recoberto por uma membrana azul feita de material chamado etileno tetraflúoretileno ou, mais simplesmente, Etfe — é fruto da colaboração entre o consorcio internacional Arup e as chinesas Cscec e Shenzhen Design Institute.
A gigante sede da China Central Television (Cctv), com suas duas torres pendentes sobre o CBD, foi projetado pelo holandês Rem Koolhaas.
Entre as construtoras que redesenharam o rosto da capital está a Soho (Small Office Home Office), que realizou três dos novos complexos residenciais/comerciais do novo centro.
A Soho, de propriedade do arquiteto Pan Shiyi, de Pequim, e da empresária Zhang Xin, de Hong Kong, construiu boa parte dos edifícios que caracterizam a cidade nova, e especula-se que haja relações de negócios, talvez através do pai de Zhang, um empreendedor de sucesso, com os líderes do Partido Comunista.
Ainda mais misteriosa é a operação em curso em Qianmen, a velha cidade do povo que surgia na extremidade sul da Praça da Paz Celestial e que hoje é um enorme canteiro do qual deverá surgir uma nova zona comercial da qual, além do fato de a Apple Computer ter comprado um espaço de 10 mil metros quadrados, sabe-se pouco.
Entre as outras maravilhas da Pequim olímpica estão o famoso ?Casca de Ovo?, o novo Teatro Nacional construído em frente à Cidade Proibida pelo francês Paul Andreu, e o Terminal 3 do aeroporto internacional da capital, a mais recente obra de sir Norman Foster, idealizador de algumas das construções mais futuristas da China, entre as quais a sede do banco HSBC na ilha de Hong Kong.