Fiéis católicos no mundo todo terão de aguardar ao menos até a tarde desta quinta (8) para o famoso ‘Habemus Papam’. A primeira votação do conclave desta quinta-feira terminou com fumaça preta na chaminé da Capela Sistina, frustrando o público na praça São Pedro, no Vaticano. Nesta quarta-feira (07), o primeiro sinal de que ainda não havia um novo Papa foi dado às 16h (20h) em Roma, confirmando que o processo para a escolha do novo papa iria seguir.

continua após a publicidade

A partir deste segundo dia, são duas votações no turno da manhã e duas no período da tarde/noite. Se a primeira votação de cada turno não eleger um candidato, a seguinte começa imediatamente.

Dos cardeais que participaram deste conclave, sete são brasileiros. Por ordem de idade, Paulo Cezar Costa, 57; Jaime Spengler, 64; Sérgio da Rocha, 65; Leonardo Steiner, 74; Orani Tempesta, 74; e João Braz de Aviz, 78. O oitavo cardeal do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis, 88, não pode votar por ter mais de 80 anos.

A fumaça preta era, de certa forma, algo esperado diante do histórico dos conclaves. Nenhum dos dez últimos, por exemplo, acabou na primeira votação.

continua após a publicidade

Caso esta também termine sem ninguém alcançar dois terços dos votos, as cédulas de cada cardeal das duas sessões são queimadas juntas. Ou seja, a fumaça preta só aparece uma vez. Isso também vale para o turno da tarde/noite. Isso quer dizer que, se nas quatro votações não houver um eleito, a fumaça preta só aparecerá duas vezes naquele dia. Assista abaixo ao momento em que a fumaça saiu da Capela Sistina.

continua após a publicidade