mundo

Notre-Dame – breves

‘O CORCUNDA DE NOTRE-DAME’

Obra de Victor Hugo defendeu preservação Foi para salvar a catedral de Notre-Dame que o escritor Victor Hugo começou a escrever sua obra-prima O Corcunda de Notre-Dame, de 1831. “Por mais majestoso que se tenha conservado com o tempo, não se pode deixar de se indignar ante às degradações e mutilações de todo tipo que os homens e a passagem dos anos infligiram a esse venerável monumento.” A publicação da obra chamou a atenção sobre o estado do monumento e um movimento de opinião acabou levando à aprovação de uma lei para restaurar a catedral, em 1845. A obra virou animação da Disney.

AJUDA

Magnata dará € 100 milhões para renovação da catedral

François-Henri Pinault anunciou que doará € 100 milhões para a renovação da catedral. “Meu pai (François Pinault) e eu decidimos desbloquear uma soma para a reconstrução completa da Notre-Dame”, afirmou o magnata francês, cuja família é dona de um conglomerado de marcas de luxo.

CONFUSÃO

YouTube vincula cobertura com a do 11 de Setembro

Por erro, o YouTube vinculou a cobertura do incêndio na Notre-Dame, feito por grandes redes de TV, com informações do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Pouco depois de fazer a relação, a empresa comunicou que se tratava de um erro, já que nada indicava ainda as causas do incêndio.

TRAGÉDIAS SEMELHANTES

Museu Nacional do Rio de Janeiro lamenta

O museu mais antigo do Brasil, que perdeu grande parte de sua coleção de 20 milhões de peças em um incêndio em setembro, lamentou o ocorrido em Paris. “Nossa instituição, que viveu episódio semelhante em sua história recente, se solidariza com os franceses neste momento”, disse o Museu Nacional.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo