No Texas, 76 mil pedem indenização por furacão Ike

Mais de 76 mil notificações de prejuízos causados pelo furacão Ike foram entregues a uma associação de seguros apoiada pelo Estado do Texas, nos Estados Unidos. A entidade prevê pagar bilhões de dólares às vítimas da tempestade. O Ike atingiu Galveston e o sudeste do Texas no dia 13 de setembro. Nos primeiros dias após o fenômeno, seis mil pessoas procuraram a associação em busca de indenizações. Agora esse número caiu para 700 a 1.000 por dia de semana.

O gerente-geral da Associação de Seguros de Tufões do Texas, Jim Oliver, advertiu hoje que o número final de pessoas ressarcidas dependerá de um fator. A entidade determinará se os prejuízos foram causados pelo vento ou pelas enchentes. A associação só pagará os prejuízos causados pelo vento, não pelas enchentes. “Nós examinaremos cada caso individualmente. Isso tornará o processo lento”, avisou.

As companhias do setor privado deixaram de vender seguros em muitos dos condados costeiros, após a passagem do Katrina e do Rita, em 2005. Com isso, a entidade apoiada pelo Texas passou a atuar em 14 condados desse Estado. Ela recebe parte de seus recursos de empresas que fazem negócios no Texas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna