Apesar da aparente vantagem do candidato democrata Barack Obama, o republicano John McCain não parecia intimidado e acreditava que poderia vencer as eleições à presidência dos Estados Unidos. McCain reconheceu que é o “azarão” na disputa, mas afirmou que sua longa tentativa de chegar à presidência (ele foi pré-candidato republicano em 2000) está próxima da vitória.

continua após a publicidade

“Eu acredito que esses Estados cruciais já fecharam (pela candidatura republicana), quase todos eles”, disse McCain no Arizona, onde votará mais tarde. “Eu nunca esquecerei isso enquanto viver”, afirmou o republicano. “Você não pode imaginar, o que é para um indivíduo estar próximo ao cargo mais importante do mundo, e eu vou aproveitar isso, eu nunca esquecerei isso enquanto viver”, falou McCain.

Em Chicago, Obama juntou-se aos primeiros eleitores que foram às urnas nesta terça-feira (4). Ele votou com a esposa Michelle em uma escola elementar. O casal foi votar acompanhado das filhas, Natasha e Maíla. Outros eleitores saudavam o democrata, enquanto ele sorriu e disse simplesmente “votei”. “A jornada chegou ao fim, mas foi algo grandioso votar com minhas filhas”, disse Obama.

A candidata republicana a vice-presidente, a governadora do Alasca Sarah Palin, foi para sua cidade natal, Wasilla, no Alasca, onde votará nesta terça à tarde. Em seguida, ela irá a Phoenix, no Arizona, para um comício com McCain. O candidato a vice pelo Partido Democrata, o senador Joseph Biden, votou na manhã de hoje em Wilmington, no seu estado natal de Delaware, acompanhado pela esposa e a mãe.

continua após a publicidade

Resultados

Obama venceu a primeira disputa eleitoral do dia, em dois pequenos povoados no Estado de New Hampshire, que abriram a votação. Obama derrotou o senador McCain, por 15 votos a seis, no povoado de Dixville Notch, enquanto os eleitores no povoado de Hart’s Location deram 17 votos ao democrata, 10 a McCain e dois a Ron Paul, um pré-candidato republicano de New Hampshire que foi derrotado por McCain nas primárias. O atual presidente dos EUA, George W. Bush, venceu as eleições de 2000 e 2004 nos dois povoados, que sempre votam antes nas eleições presidenciais americanas.

continua após a publicidade