Nicolas Sarkozy critica o G8

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, admitiu neste fim de semana que o G8, grupo dos países ricos, está “obsoleto” e que “hoje é impossível resolver a crise econômica mundial sem a China, Brasil e outras nações emergentes”. Apesar de reconhecer o peso dos países em desenvolvimento, os países ricos ainda hesitam em dar recursos para garantir a luta contra a pobreza.”Achamos que o formato do G8 que foi útil há algum tempo, hoje já é obsoleto”, disse.

O alerta do presidente francês foi feito durante a conferência da ONU em Doha sobre o financiamento do desenvolvimento, neste fim de semana. A França, único país do Ocidente a mandar seu chefe-de-governo ao evento, dá apenas 0,5% de seu PIB a projetos de desenvolvimento. Mas Sarkozy parecia não se importar com isso e alertava que a “crise financeira pode se tornar crise humanitária” se não for gerenciada com cuidado nos próximos meses. Ocupados com a crise econômica, os demais países ricos simplesmente não apareceram à reunião. Já a ONU pediu um “plano de estímulo” para dar resposta aos problemas enfrentados pelos países emergentes e pobres.

Sarkozy foi um dos líderes que impulsionou a realização da cúpula do G-20 em Washington há 15 dias. Mas o que era para ser a reforma do sistema financeiro internacional apenas deu os primeiros passos para solucionar a crise. Uma definição sobre a participação dos países emergentes no Banco Mundial ou no FMI também não foi estabelecida.

Voltar ao topo