A News Corp informou hoje que não pretende mais manter sua proposta para assumir todo o controle da empresa de comunicações via satélite British Sky Broadcasting (BSkyB). A companhia reconheceu que a transação passou a enfrentar dificuldades nos últimos dias.

continua após a publicidade

A News Corp é a proprietária do tabloide News of the World, investigado por um escândalo de grampos ilegais, inclusive do celular de uma garota de 13 anos assassinada. As denúncias levaram a empresa a fechar o jornal de 168 anos, que circulou pela última vez no domingo, e também geraram restrições em torno da iniciativa da News Corp para assumir o controle total da BSkyB.

Antes da informação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que a News Corp deveria reconsiderar sua proposta. “Este negócio deve parar, o negócio das fusões, e ela [News Corp] precisa seguir arrumando a própria casa”, disse Cameron, durante a sessão semanal de perguntas do premiê na Câmara dos Comuns.

Apesar do recuo, a News Corp afirmou que a proposta de aquisição da BSkyB seria benéfica para as duas companhias. Além disso, anunciou que está comprometida em ser uma acionista de longo prazo da BSkyB.

continua após a publicidade

Depois do anúncio da News Corp, as ações da BSkyB caíam 2,2% na Bolsa de Londres, por volta das 10h30. A News Corp é a proprietária da agência Dow Jones e também do Wall Street Journal. As informações são da Dow Jones.