Netanyahu: Israel está ‘sincero’ para chegar à paz

Israel está “totalmente sincero” em chegar a um acordo de paz com os palestinos e espera ampliar o processo de paz para incluir outros países árabes com quais ainda não possui tratados de paz, disse hoje o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Netanyahu falou com jornalistas antes de se reunir com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, numa tentativa do governo dos Estados Unidos de superar o impasse nas negociações entre Israel e os palestinos.

O líder israelense disse que ele e Hillary conversaram várias vezes por telefone durante as últimas semanas, mas não se reuniram pessoalmente desde a abertura das negociações diretas entre israelenses e palestinos em Jerusalém, em setembro. As negociações rapidamente chegaram a um impasse. Os palestinos insistem que não retomarão o processo enquanto Israel não suspender as construções nos assentamentos dos colonos judeus na Cisjordânia, uma terra que os palestinos reivindicam.

“Nós conversamos e conversaremos hoje sobre como retomar esse processo para chegar a um acordo histórico com paz e segurança entre nós e os palestinos”, disse Netanyahu. “Eu gostaria de acrescentar que também esperamos ampliar esse acordo a vários países árabes. Esse é nosso objetivo comum. Estamos muito sinceros para fechar esse acordo”, disse Netanyahu. Ontem, Hillary criticou abertamente a proposta israelense de construir 1.300 apartamentos em Jerusalém Oriental, setor árabe da cidade. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna