mundo

Netanyahu afirma que espera trabalhar com Trump para desfazer acordo com Irã

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que acredita que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será um “bom amigo” para Israel e espera que os dois países possam trabalhar juntos para desmantelar o acordo nuclear internacional com o Irã.

“Eu conheço Donald Trump”, disse Netanyahu em entrevista ao programa “60 Minutes”, do canal CBS, que foi ao ar neste domingo. “E eu acho que sua atitude, seu apoio à Israel é claro. Ele se sente muito bem em relação ao Estado Judeu, sobre o povo judeu. Não há dúvida sobre isso”.

Os comentários de Netanyahu são significativos, em parte, pois críticos acusaram Trump de tolerar antissemitismo entre seus eleitores.

Embora os dois países sejam aliados próximos, as relações foram, em alguns momentos, tensas entre Netanyahu e o presidente dos EUA Barack Obama, devido as suas visões de mundo vastamente distintas sobre o acordo do Irã e outros tópicos. Além disso, há um sentimento na direita e extrema-direita israelense de que a eleição de Trump pode significar uma nova era de relacionamento entre Israel e os EUA.

O primeiro-ministro israelense tem sido um dos maiores críticos do acordo nuclear com o Irã. Durante a sua campanha, Trump também fez duros comentários sobre o acordo.

Na entrevista, Netanyahu afirmou que há “várias maneiras de desfazer” o acordo de 2015, no qual o Irã concordou em limitar seu programa nuclear em troca do fim das sanções internacionais sobre sua indústria de petróleo e finanças. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo