Equipes do Irã e dos Estados Unidos devem reiniciar as negociações em torno do programa nuclear iraniano no começo da próxima semana, confirmou o Departamento de Estado norte-americano nesta sexta-feira.

A reunião será a primeira desde 24 de novembro, quando acabou um primeiro prazo para os dois lados chegarem a um acordo. Uma nova data foi estipulada para alcançar um consenso, no final de junho de 2015, mas oficiais preferiram marcar uma reunião já em dezembro para poder diminuir algumas diferenças em questões chave do acordo.

Os Estados Unidos e o Irã devem se reunir na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, diplomatas do Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha se juntarão ao grupo. Oficiais afirmam que ainda há muito desacordo em diversos pontos da negociação, mas que algumas ideias podem ajudar os dois lados a convergirem em questões chave, como a escala do programa nuclear iraniano.

O Departamento de Estado norte-americano comunicou que a subsecretária de Estado Wendy Sherman irá conduzir as negociações bilaterais. Helga Schmid, diplomata sênior da comissão de negociação da União Europeia, também participará das reuniões. Fonte: Associated Press.