Navio de resgate chinês faz visita histórica a Taiwan

Um navio de resgate oficial da China chegou a Taiwan, na primeira visita de um navio do governo com estas características à ilha em mais de 60 anos, disse um oficial. No mais recente sinal de retomada dos laços entre Taiwan e sua ex-rival China, o navio Dong Hai Jiu 113 navegou ontem da China à ilha.

“A expectativa é de maior entendimento entre Taiwan e o continente”, disse Ying Liu-sheng, secretário-geral da Associação Chinesa de Busca e Resgate, um órgão civil sediado em Taipé e organizador da viagem.

Maior cooperação é preciso, uma vez que acidentes marítimos estão aumentando diante do aumento do tráfego no Estreito de Taiwan, disse ele para a AFP, citada pela DJ.

A China ainda considera Taiwan parte de seu território esperando por reunificação, por força se necessário, embora a ilha se autogoverne desde 1949, no final da guerra civil. Os laços, no entanto, melhoraram consideravelmente desde 2008, depois que Ma Ying-jeou tornou-se presidente de Taiwan, estimulando o comércio, iniciando voos diretos e permitindo que mais turistas chineses visitem a ilha. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.