Navio afunda na Antártida e passageiros são resgatados

Cerca de cem passageiros e 54 tripulantes foram evacuados do navio de cruzeiro marítimo M/S Explorer nas proximidades da ilha King George, no oceano Antártico, em águas da Argentina. A embarcação começou a afundar após atingir o gelo. Segundo fontes ouvidas pela emissora britânica BBC, passageiros e tripulantes estão em botes salva-vidas.

O navio, construído em 1969, é de propriedade da agência de turismo canadense Gap Adventures. "O M/S Explorer atingiu um bloco de gelo nas proximidades da ilha King George nesta manhã e o impacto deixou a embarcação com uma rachadura no casco do tamanho de um punho", disse à BBC Susan Hayes, a vice-presidente de marketing da Gap Adventures. Segundo ela, todos os passageiros e tripulantes estão seguros e passam bem. "Como elas estão em botes salva-vidas, eles devem permanecer razoavelmente seguras pelo menos no curto prazo", afirmou.

A operação de resgate está sendo coordenada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, em missão no Pólo Sul, mas baseada em Norfolk, Virginia, juntamente autoridades argentinas de Ushuaia. A Marinha britânica também está envolvida na operação de resgate.

Voltar ao topo