Nasa recebe fotos coloridas do jipe em Marte visto da órbita

A primeira imagem em cores feita por uma sonda em órbita de Marte do jipe Curiosity mostra detalhes das rochas da cratera Gale. A região será investigada pelo aparelho, que chegou ao planeta no dia 6 de agosto.

Imagens anteriores, sem cores, haviam mostrado o momento do pouso do jipe, quando seus paraquedas estavam abertos. A nova foto foi tratada para ter suas cores exageradas e destacar as diferenças entre as rochas e o ponto onde o jipe desceu, que aparece em azul.

Enquanto isso, o Curiosity terminou uma transição que levou quatro dias e adaptou seus computadores para se movimentar pelo planeta e usar os instrumentos em seu braço robótico.

Enquanto ainda estava no fim de sua viagem até Marte e ainda durante a descida, o jipe usou um software específico para essas tarefas. Agora, essas funções não são mais necessárias.

De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o primeiro passeio do jipe deve ocorrer dentro de uma semana, de vai incluir trajetórias para frente e para trás e uma virada. O Curiosity tem um motor em cada uma de suas seis rodas. Antes do primeiro uso, os controles do motor serão testados. Depois, o braço robótico será testado.

Os pesquisadores estão analisando as imagens feitas pelo Curiosity para identificar alvos a serem investigados perto de onde o jipe está e na região do monte Sharp.

De acordo com um comunicado da Nasa, a chegada até as camadas de rocha sedimentar do monte Sharp, alvo principal da missão do jipe, deve consumir o primeiro ano da operação.

O objetivo principal é saber se Marte tem os ingredientes básicos da vida e condições ambientáveis favoráveis à existência de micróbios. O jipe é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que os anteriores Spirit e Opportunity, de 2003.

Observações feitas da órbita mostraram a possibilidade de ter existido água no planeta.