Nasa: Marte já foi ?encharcado por água?

WASHINGTON – O robô Opportunity encontrou provas de que Marte já foi úmido o suficiente para que houvesse vida, afirmou nesta terça-feira a Nasa. A agência espacial americana disse, entretanto, que a sonda exploradora não encontrou qualquer vestígio de organismos vivos no planeta vermelho.

– A Opportunity pousou numa área de Marte onde água líquida outrora encharcava a superfície – disse o administrador adjunto da Nasa, Ed Weiler, em entrevista coletiva em Washington. – Mais do que isso, esta área teria sido um bom ambiente habitável.

O estudo de uma rocha fina e composta por camadas pelo robô detectou vestígios de sulfatos e outros minerais que se formam na presença de água. A descoberta sugere que se havia vida presente quando as rochas se formaram, então as condições do local permitiriam que um organismo se formasse ali.

?A Nasa lançou a missão da Mars Explorer especificamente para checar se ao menos uma parte do planeta tinha um ambiente persistentemente úmido que poderia ser hospitaleiro à vida?, disse James Garvin, um dos mais proeminentes cientistas da Nasa, em nota. ?Hoje temos provas fortes para uma resposta excitante. Sim?.

Voltar ao topo