O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou nesta sexta-feira que não haveria vencedores, em um eventual conflito armado entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte por causa do programa de armas nucleares e mísseis de Pyongyang. Wang disse a repórteres que todos os lados devem parar de fazer provocações e ameaças em suas palavras e ações e assumir uma postura flexível para a retomada do diálogo.

continua após a publicidade

“Uma vez que uma guerra realmente acontece, o resultado não seria nada além de perdas múltiplas. Ninguém será vencedor”, disse o ministro chinês. “Seja quem for, se quer fazer uma guerra ou causar problemas na Península Coreana, precisa assumir a responsabilidade histórica e pagar o preço devido.”

continua após a publicidade

Wang disse que a China está disposta a facilitar os esforços dos dois lados para dialogar, da forma que for.

continua após a publicidade

Na avaliação de especialistas chineses, há pouca possibilidade imediata de que as hostilidades tenham uma escalada entre os EUA e a Coreia do Norte. Os analistas dizem, porém, que Pequim deve responder duramente a qualquer novo teste nuclear de Pyongyang.

Diretor do Instituto de Estudos do Nordeste Asiático da Universidade Jilin, Gui Rui afirma que o presidente americano, Donald Trump, tem problemas domésticos que devem impedi-lo de adotar uma ação do tipo, enquanto a Coreia do Norte não parece estar disposta a entrar em uma guerra.

Gui diz que, embora a tensão na Península Coreana seja alta, não é ainda elevada o suficiente a ponto de ela estar em um quadro de guerra iminente. O analista acredita que outro teste nuclear geraria medidas mais duras de Pequim, possivelmente com novas restrições a investimentos de companhias chinesas na Coreia do Norte e um corte no número de turistas chineses autorizados a visitar o país. Fonte: Associated Press.