Na Rússia, rei da Espanha mostra confiança contra a crise

O rei da Espanha, Juan Carlos I, afirmou nesta quinta-feira que as medidas adotadas pelo governo liderado por Mariano Rajoy vão dar frutos em breve, e que o país superará a crise econômica. “A Espanha sempre saiu fortalecida das crises que sofreu no passado, e estamos firmemente convencidos de que nesta ocasião também o faremos, e as medidas adotadas em breve darão seus frutos”, disse o monarca.

O rei fez esta afirmação durante o almoço de trabalho que teve com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e empresários de ambos os países no Kremlin. “Estamos fazendo um grande esforço em matéria orçamentária, somos conscientes de que a austeridade e o controle das despesas são requisitos imprescindíveis, mas não suficientes para superar esta crise”, ressaltou.

Juan Carlos, que concluiu hoje uma visita de pouco mais de 24 horas à Rússia liderando uma delegação empresarial, declarou que também é preciso tomar medidas que “estimulem o crescimento”. “Iniciamos uma profunda reforma estrutural da economia com o objetivo de recuperar a confiança e a credibilidade dos mercados e voltar ao caminho do crescimento e da criação de empregos, principal problema de nosso país”, disse.
O rei da Espanha, que recebeu hoje de Putin o Prêmio Estatal da Rússia em cerimônia no Kremlin, também se reuniu hoje com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, e o prefeito de Moscou, Sergei Sobianin.

Voltar ao topo