Mulheres levam Hillary à vitória em New Hampshire

As mulheres e os eleitores preocupados com os rumos da economia garantiram a vitória da senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton em New Hampshire. Diferentemente do que ocorreu em Iowa, em New Hampshire o também senador Barack Obama perdeu os votos femininos para Hillary e o dos independentes para o senador republicano John McCain. Assim, desafiando todas as previsões, Hillary venceu as primárias democratas de New Hampshire, na terça-feira, com 39,2% dos votos. Obama ficou com 36,4%, seguido de John Edwards, com 16,9%.

Analistas acreditam que a virada de Hillary se deu no momento em que a senadora se emocionou ao responder a uma eleitora, que perguntava como ela conseguia se cuidar em meio à correria da campanha. Hillary engasgou e quase chorou. ?Naquele momento, Hillary ficou mais próxima das eleitoras, mais humana, o que fez muitas mulheres mudarem seu voto de Obama para a senadora?, diz Roger Davidson, professor de política e governo da Universidade de Maryland. Já a própria Hillary disse ontem considerar que o momento decisivo foi o debate de sábado, quando questionou duramente as posições de Obama.

Dos eleitores democratas em New Hampshire, 57% eram mulheres. Delas, 46% votaram em Hillary e 34%, em Obama. Em Iowa, Obama conseguiu o voto de 35% das mulheres; Hillary, 30%. Já Obama mostrou força entre os eleitores que valorizam mudança e os jovens: ganhou 60% dos votos dos que têm menos de 25 anos. Pelo lado dos republicanos, McCain repetiu seu feito de 2000 e venceu no Estado, com 37,2% dos votos, seguido de Mitt Romney com 31,6% e Mike Huckabee com 11%.

Voltar ao topo